🫱 Mini Hábitos e um Mão na Massa

Imagem gerada por DALL·E 3

Ontem, 13 de junho, aconteceu mais um encontro da Comunidade Alumni Conquer, grupo no WhatsApp que reúne alunos que estão finalizando os cursos de pós-graduação da Conquer. A comunidade promove o networking e oferece aulas inspiradoras com o professor Ale Cabral, um profissional fora da curva, que trouxe o tema escolhido pela comunidade: Gestão do Tempo.

Como um entusiasta desse assunto, participei do encontro com entusiasmo redobrado. Ao final fomos desafiados com um exercício prático, chamado pela Conquer de "mão na massa", que ressoou profundamente comigo. Mas antes de compartilhar os detalhes desse exercício, é importante entender um pouco sobre minha trajetória e como ela se relaciona com a gestão de tempo e desenvolvimento pessoal.

 O Contexto Pessoal: Minha Jornada de Desenvolvimento 🛫

Sou uma pessoa que valoriza o aprendizado contínuo. Leio livros, faço cursos, escuto audiobooks e mantenho este blog, o Café e Insights, como um reflexo da minha paixão por absorver e compartilhar conhecimento. O blog surgiu da necessidade de consolidar os conteúdos que gosto e, além disso, me desafia a nunca parar. Ele me tira da zona de conforto e me obriga a sempre buscar novos conteúdos.

Com a chegada do meu filho, meu tempo livre para atividades como escutar audiobooks, estudar e escrever para o blog se tornou escasso. Inicialmente, essa mudança me fez abandonar a rotina de desenvolvimento pessoal, pois acreditava que precisava de pelo menos uma hora disponível para cada atividade. No entanto, percebi que essa abordagem estava me impedindo de progredir. Foi então que decidi reorganizar minha rotina, transformando grandes tarefas em pequenos hábitos diários.

 A Solução: Mini Hábitos para Grandes Resultados 🌱

No exercício "mão na massa" da aula de Ale Cabral, identificamos como um mini hábito pode nos ajudar a alcançar uma meta maior. Isso ressoou fortemente comigo, já que estou incorporando eles na minha rotina. Antes do nascimento do meu filho, eu conseguia dedicar mais tempo às minhas atividades de desenvolvimento. Depois, percebi que precisava adaptar minha abordagem. Em vez de tentar encaixar grandes blocos de tempo na minha agenda, comecei a dividir essas atividades em pequenas tarefas diárias, que pudessem ser realizadas consistentemente.

Por exemplo, em vez de me comprometer a ler por uma hora, estabeleci um mínimo de 15 minutos diários. O mesmo fiz com audiobooks e cursos online. Com essa mudança, não só consegui manter minha rotina de desenvolvimento, como também consegui lançar um projeto antigo: uma newsletter semanal, que agora tem três edições por semana. Esse pequeno ajuste me trouxe grande satisfação e mostrou que é possível realizar muito com pequenos passos consistentes.

 Transformando Rotina em Resultados 📈

Se você se identificou com essa situação, tenho um conselho valioso: divida suas metas grandes em pequenas partes. Pode parecer tão simples, mas ao final de uma semana, você perceberá que avançou significativamente, mesmo que tenha dado pequenos passos.

Aqui está um exemplo da minha rotina semanal/mão na massa, que talvez te inspire:

  • 04h45 - Sair da cama
  • 05h00 - Tomar café
  • 05h15 - Audiobook de 12 minutos
  • 05h30 - Leitura, mínimo de 15 minutos
  • 06h00 - Curso online, mínimo de 15 minutos (uso o Conquer Plus da Conquer)
  • 06h30 - Criar conteúdo para o blog e newsletter
  • 07h30 - Divulgar postagens nas redes sociais
  • 08h00 - Começar meu trabalho, estou como analista de RH em um projeto de grande porte

*os tempos acima podem sofrer pequenas variações de um dia para o outro.

Para ajudar nesse processo, uso o app Life Up para acompanhar todas essas tarefas. Acredito firmemente que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Mini Hábitos, Mão na Massa e a Liderança 🤝

Viu como mini hábitos e uma boa organização podem fazer toda a diferença? Agora, imagine como essa abordagem pode impactar na capacidade de liderar pessoas em alta performance.

Pretendo liderar no futuro e manter mini hábitos certamente me ajudará muito.

Quando você adota mini hábitos, não está apenas organizando seu tempo de maneira eficiente; está também desenvolvendo uma mentalidade de progresso contínuo e de pequenas vitórias diárias. Essa mentalidade é fundamental para qualquer líder.

Liderar é inspirar e guiar outras pessoas a alcançar grandes metas. Quando você divide essas metas em pequenas partes manejáveis, fica mais fácil para sua equipe seguir o exemplo. Eles veem que grandes resultados podem ser alcançados com consistência e disciplina diária. Além disso, ao demonstrar sua própria capacidade de gerenciar tempo e prioridades através dos mini hábitos, você se torna um modelo a ser seguido. 

Pequenos Passos para Grandes Conquistas 🚶‍♂️

Minha jornada até aqui me ensinou que mini hábitos e uma boa organização fazem toda a diferença. Se você tem uma meta que parece impossível por falta de tempo, comece hoje a dividi-la em pequenas tarefas diárias. Com consistência, você verá que pode alcançar muito mais do que imagina.

Então, pare de procrastinar agora mesmo! Quebre seu grande projeto em pequenos pedaços e veja-o ganhar vida. Afinal, atividades pequenas são fáceis de realizar e trazem um enorme senso de realização.


📩 Que tal um café extra? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter e receba semanalmente em sua caixa de entrada uma dose semanal de café, insights, inspirações e conhecimento!

Micha Torres

Pai do Pedro, esposo da Kati, MBA em Projetos e Ágil, amante de café, apaixonado por livros, estudo, música, filmes e séries, em busca de inspiração e insights.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem